O Consórcio Público Para Gestão Integrada – CPGI, promoveu Encontro no dia 13 Novembro, nas dependências do CREA, com a proposta de criar um novo seguimento, O TURISMO.
Participaram deste encontro representantes dos municípios de Andradas, Ibitiura de Minas, Caldas, Ipuiuna, Guapé, Bueno Brandão, Cabo Verde, Botelhos, Congonhal, Santa Rita de Caldas e representantes das seguintes instituições: ACIRA, SENAC, Circuito Turístico CAMINHO GERAIS, GIDRE e FECITUR.
Com a Constituição de 1988, ocorreu uma descentralização do poder e, nesta nova ordem as responsabilidades com a coisa pública foram divididas em nível federal, estadual e municipal.
Mas um dos grandes problemas hoje, é que a responsabilidade para os entes federados municipais, cresceu muito e, infelizmente não houve um acompanhamento proporcional na distribuição dos recursos financeiros, o que tem, há muito, trazendo inúmeros problemas e desgaste para os gestores municipais.
Uma saída para fortalecimento dos municípios, foi a criação e consequente legalização dos Consórcios Públicos, onde da união dos municípios, em torno de um objeto de interesse comum, pôde atender à população de forma mais econômica, assim todos ganham, porque recebem a prestação de serviço em valor inferior quando comparados àqueles possivelmente executados por cada município individualmente.
Isto sem dúvida, veio principalmente auxiliar os pequenos municípios, que na sua grande maioria, sobrevivem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O Consorcio Público para Gestão Integrada – CPGI, é responsável na prestação de serviço de dois objetos de interesse da população e dos gestores públicos dos municípios, iluminação pública e destinação correta dos resíduos sólidos.
Neste encontro do dia 13, o CPGI apresentou uma proposta que muito poderá auxiliar os municípios que o compõem, como também poderá ampliar a adesão de novos municípios, objetivando, implantar um novo seguimento de interesse para o desenvolvimento regional, o Turismo.
Esta nova proposta seria uma parceria com o Circuito Caminho Gerais e Gidre, institutos e/ou organizações que já têm realizado um excelente trabalho, o que ficou demonstrado na apresentação de José Armando e Caio ao realizarem apresentação do desenvolvimento do Circuito e sua importância, enriquecido por Marinho, representando a FECITUR.
ACIRA, também presente, trouxe a mensagem de que o Setor privado do Município de Andradas, mais a Secretaria de Desenvolvimento do mesmo município, estão se organizando com o mesmo objetivo.
Dessa forma, somados todos estes seguimentos, direcionados para um objetivo só, Desenvolvimento do Setor de Turismo na Região, na expectativa do aumento de geração de emprego e, melhoria de vida dos cidadãos, esperamos que venhamos também a colaborar para sua implantação.
Assim, a proposta final, será, num primeiro momento agendar visitas junto aos municípios, para levantarmos o interesse de cada um em participar deste novo projeto.